Semana da Cidadania discute relação da juventude com o meio ambiente



Baixe o material da Semana da Cidadania para trabalhar com seu grupo de jovens no site da PJ Nacional

Por Camila Maciel – Agência Adital

De 14 a 21 de abril, a juventude católica brasileira participará da Semana de Cidadania das Pastorais de Juventude do Brasil, que terá como tema este ano “Juventude, terra viva!”. Em consonância com a Campanha da Fraternidade 2011, a Semana “propõe a valorização da relação com o mundo de forma mais fraterna, justa e sustentável, compreendendo o ser humano como parte da criação, co-responsável e não proprietário dela”, assinala o documento de referência sobre o tema para as Pastorais no país.

Serão marchas, palestras, oficinas, caminhadas, debates, dentre outros formatos, definidos a partir de cada Pastoral, presentes em todas as regiões do país. Um dos temas a ser destacado, será a experiência das comunidades tradicionais na relação com o meio ambiente. “Temos muito que aprender com as comunidades indígena, camponesa, quilombola, por exemplo, pois eles vivem em comunhão com a natureza”, avalia Eric Sousa, coordenador das Pastorais de Juventude em Meio Popular (PJMP) e membro da equipe das Pastorais de Juventude do Brasil.

“Segundo Estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU), a Terra abrigará oito milhões de pessoas até 2025 e cerca de treze bilhões até 2050. A grande demanda por alimentos, saúde, energia e bens de consumo de toda essa gente concentrada, sobretudo em áreas urbanas, coloca em sérios riscos os recursos naturais”, assinala o documento de referência sobre o tema que será discutido durante a Semana.

Diante deste quadro, Eric Sousa aponta como principal objetivo da Semana, pautar a questão do desenvolvimento sustentável, “para que a juventude se empodere e interfira para mudar a atual situação de consumo extremo que, caso continue, será responsável por esgotar os bens naturais”, ressalta. Ele destaca ainda a importância do envolvimento dos jovens com este tema. “A juventude é quem está no presente e vai dar continuidade à relação com a terra no futuro. Esse é um dos nossos desafios, que precisa ser pensado desde hoje”, ressalta.

A Semana de Cidadania é a primeira, das três atividades permanentes das Pastorais de Juventude do Brasil, a ser realizada em 2011. As demais acontecem em agosto, com a Semana do Estudante, e em outubro com o Dia Nacional da Juventude. Em 2011, elas abordarão temas que reflitam a relação dos jovens com o meio ambiente. Compõem a organização da Semana, além das Pastorais, a Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude e Centros Maristas de Juventude.

Fonte: http://www.adital.com.br/jovem/noticia.asp?boletim=1&lang=PT&cod=55571

Para mais informações, acessar o site http://www.pj.org.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s