Grito dos Excluídos: 1500 pessoas marcaram ato

A edição de número 17 do Grito dos Excluídos aconteceu nesta quarta-feira, feriado de 7 de Setembro. Em São Paulo, as atividades começaram às 08h com missa na Catedral da Sé, saindo em seguida em caminhada rumo ao Parque da Independência, no Ipiranga.

O tema do Grito dos Excluídos desse ano foi “Pela vida grita a terra… Por direitos todos nós!”, remetendo ao tema da Campanha da Fraternidade, “A criação geme em dores de parto”.  As reflexões direcionaram para a participação popular em defesa da vida e do meio ambiente. Na entrevista coletiva sobre o Grito dos Excluídos, que aconteceu dia 2 de setembro na sede da CNBB em São Paulo, Dom Demétrio Valentini afirmou que é necessário dar uma atenção especial à Amazônia, que deve ser conservada em 80%. É importante lembrar que nos próximos dias o Congresso Nacional aprovará o novo Código Florestal, o qual está havendo uma pressão de empresários, madeireiros e políticos ligados ao agronegócio para que seja facilitado o desmatamento e as punições para crimes ambientais sejam leves.

Mas o que é o Grito dos Excluídos? O Grito dos Excluídos é uma iniciativa que se compõe de uma série de eventos e mobilizações que se realizam ao redor da Semana da Pátria, ou seja, de 01 a 06 finalizando-se no dia 07 de setembro, ou um pouco antes, isso depende da realidade local. Não se trata exatamente de um movimento, uma campanha ou uma organização, mas de um espaço de convergência em que vários atores sociais, entre eles as pastorais sociais da Igreja Católica,  que se juntam para protestar e propor caminhos novos. As principais manifestações ocorrem no Dia da Independência, pois seu eixo fundamental gira em torno da soberania nacional. O objetivo é transformar uma participação passiva, nas comemorações dessa data, em uma cidadania consciente e ativa por parte da população.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s