Cruz da JMJ chega a SP e peregrina pela cidade

A Cruz da Juventude, juntamente com o Ícone de Nossa Senhora, foram acolhidos oficialmente no Brasil no último domingo, 18, no Bote Fé, começando a preparação da Jornada Mundial da Juventude no Brasil. O evento foi preparado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB e contou com a presença de milhares de pessoas no Campo de Marte, que assistiram a diversos shows e participaram da celebração eucarística.

O Bote Fé teve uma participação massiva da juventude, que veio de várias cidades para curtir o dia ensolarado na capital. Foi possível identificar grupos de jovens de Taubaté, São José dos Campos, São Roque, Sorocaba, Mogi das Cruzes, Santos, Diadema, Campo Limpo e outras cidades, além, claro, de São Paulo.

Após a celebração no Campo de Marte, a Cruz da JMJ e o Ícone de Maria foram para a Catedral da Sé, onde passaram a segunda-feira, com atividades durante todo o dia. Às 17h, a Pastoral da Juventude da Região Brasilândia realizou uma paraliturgia junto com Dom Milton Kenan, antecedendo a missa que foi celebrada na sequência pelo Cardeal Dom Odilo Scherer.

Depois da missa, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora seguiram com procissão pelo centro da cidade, indo para a região da, cracolândia, passando pela favela do Moinho. Vale a pena destacar essa passagem, pois a passagem pela cracolândia, com a oração junto aos dependentes, é um sinal da necessidade da presença de Cristo para aqueles que mais precisam.

O nome do evento realizado domingo, o Bote Fé, convida a juventude a se questionar: botar fé em quê? Botar, mais do que nunca, fé no Cristo Libertador, Salvador do mundo, que veio para trazer a paz e promover a justiça. É hora de botar fé na juventude! Mas não aquela fé que só reza e louva e sim uma fé que reza, louva, questiona, reflete, denuncia, aprende e também coloca a mão na massa pra ajudar a construir uma sociedade mais justa, mais fraterna e com menos injustiças, mais próxima do que é o desejado Reino de Deus.

A Cruz da Juventude e o Ícone de Nossa Senhora continuam peregrinando pela cidade. Já passou pela Igreja Nossa Senhora da Boa Morte e pelo Santuário São Judas Tadeu, no Jabaquara. Nesta quarta, seguem para a Paróquia Imaculada Conceição, no Ipiranga e depois para o Arsenal da Esperança, que realiza um bonito trabalho de acolhimento de pessoas em situação de rua e de risco. Já na quinta-feira, partem para a Paróquia de Santana, onde logo às 08h da manhã serão acolhidos pelos colégios católicos e pela Pastoral da Juventude.

As atividades com a Cruz da Jornada Mundial da Juventude e o Ícone de Nossa Senhora em São Paulo terminam na quinta-feira, 22 de setembro. Depois a peregrinação continua por outras cidades do Estado e posteriormente para o restante do Brasil e países do Cone Sul. A peregrinação termina em julho de 2013, com a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s