E agora Gabi? (Capítulo 1)

Neste ano em que a igreja celebra a CF 2013 fraternidade e juventude e a JMJ, o GT “A Juventude Quer Viver” da Pastoral da Juventude, oferece a todos os grupos de base de nossas comunidades uma história que certamente vai cativar a todos e nos fazer refletir nesta quaresma o real sentido da conversão. Apreciem a história e bom encontro a todos.

E agora Gabi?

Imagem

E agora Gabi? (Capitulo 1)

          Olá, eu sou a Gabi, você não viu os meus amigos por ai? O nome deles é Sara, Denis e Carlos. Pergunto por que outro dia levantei bem cedinho para ir à escola, como faço sempre, tenho que pegar o ônibus que passa às 6h, se não já viu! Aquela inspetora chata não me deixa entrar no colégio. Mas neste dia as coisas não estavam muito boas não, sabe? Primeiro que o ônibus chegou atrasado, já eram 6:30h quando ele passou, daí imagina, super cheio; mas as pessoas não estavam bem não, a maioria abatida, triste, cansada, fiquei curiosa e perguntei para uma delas o que havia acontecido. Fiquei muito triste com o que uma senhora me relatou. Ela disse que lá perto da casa dela, onde muitos dos que estavam no ônibus moram, havia alagado por causa da chuva que dera durante toda a noite, daí muitos deles tiveram que passar a noite em claro tirando a água de dentro de suas casas ou ajudando os vizinhos. Eu não passo por isso, mas imagino que deva ser muito difícil, você não acha?

          Com isso me dei conta de que o Carlos mora lá onde a moça disse que havia alagado, comecei a procurá-lo dentro do ônibus, mas vi que ele não estava lá e torci para vê-lo bem na escola. Mas isso não aconteceu, quando cheguei ao colégio procurei por ele e não o encontrei, ele não tinha ido mesmo. O pior foi que quando procurei pelo Denis e a Sara eles também não estavam.
          O que será que aconteceu com eles?
          Será que o Carlos não veio por causa da enchente?
          Se isso aconteceu, será que está certo assim? Isso nunca vai mudar?
          Agora, e quanto ao Denis e a Sara, por que será que não vieram hein?

Você vai me ajudar a descobrir o que aconteceu, não vai? Preciso da sua ajuda!

Faz assim, me adiciona no facebook e acessa o meu blog, lá eu digo para você o que eu for descobrindo, daí, juntos pensamos em como ajudar o Carlos e os outros.

Roteiro para o capitulo 1.

A partir da historinha que você acabou de ler, discuta no seu grupo as questões levantadas pela personagem.

(Depois de compartilhar as opiniões, leia o texto a seguir).

Todo o problema apresentado na historia que você leu e compartilhou se dá inicialmente pela enchente que ocorreu no bairro da personagem Carlos. Sabemos os problemas sociais causados pelas enchentes, mas já paramos para pensar como elas se originam?

Será que quando vamos construir as nossas casas pensamos no que esta a nossa volta? Preocupamo-nos com os demais seres vivos que habitam aquele lugar?  Não pensamos que talvez os rios que canalizamos, poluímos, possam reivindicar o seu lugar?

Se pararmos para pensar, veremos que a origem do problema das enchentes está em como nos relacionamos com o meio ambiente em que vivemos. Tudo bem em concordarmos que nem sempre temos acesso a espaços adequados para construirmos nossas casas, mas tirar o lugar que sempre foi dos rios, lagos, florestas, tem nos levado a enfrentar situações de conflito com a nossa casa comum. O planeta terra.

Leitura de iluminação
– Mateus 4, 1

Como a passagem do evangelho pode ser associada à reflexão da conversão pessoal integrada à relação com a natureza?

Sugestão de musica
“Uma só será a mesa” (Ofertório CF 2002) 

Proposta de construção de um mosaico

Nossa historinha será dividia em 6 capítulos. Cada capítulo trabalhado formará uma letra de um grande mosaico.

Para este encontro peça para cada membro do grupo escrever, desenhar, etc., numa folha de sulfite, algo que reflita tudo o que foi trabalhado. Depois juntem todas as folhas e formem a primeira letra do mosaico que será a letra “P”.

(história criada pelo GT “A Juventude Quer Viver”
Arquidiocese de São Paulo)

Acompanhem nosso blog, e aguardem os próximos capítulos desta história de juventude!

Deixe um comentário

