“Viva chama de luz e de calor” PJ São Paulo reunida em Formação para as Lideranças, e encontro dos Assessores

Domingo de céu claro e vento gelado, um convite a estender mais algumas horas na cama? Para a maioria das pessoas, talvez, mas não para os Pejoteiros da Arquidiocese de São Paulo.

IMG_8785

Neste último domingo 26 de Maio de 2013, no Centro Pastoral São José, Região Episcopal Belém, tivemos o Encontro de Assessores e a Formação para as Lideranças.

A Mística da Oração inicial, ao mesmo tempo em que nos remete ao passado, traz a reflexão do nosso projeto de vida. 40 Anos da Pastoral da Juventude! Um presente de vida para todos nós.

IMG_8813

As lideranças de hoje, vistas a partir de duas perspectivas, o Futuro triste, saudosista e sem esperança, onde a vida e a militância Pejoteira eram apenas uma doce lembrança. E aquele futuro que todos queremos o futuro dos 50 anos da PJ, onde estaremos maduros e fortalecidos para celebrar meio século de conquistas. Fomos convidados a colocar no papel, o que nós queremos encontrar na PJ do Jubileu, na PJ dos 50 anos? Com essa reflexão iniciamos nosso encontro.

Após este momento, fizemos nosso café e encaminhamos as oficinas.

Os assessores se reunirão com o Rodrigo Amaral (Coordenador Arquidiocesano) para trocar experiências e traçar objetivos comuns. Já as lideranças se dividiram, tivemos três oficinas que contemplam muito bem o momento em que vivemos, e que nos preparam para caminhada.

IMG_8861

As oficinas foram:
– Documento 85 e Estudo 103 da CNBB, com Alex Piero;
– 11º Plano Pastoral e a Carta Pastoral de D. Odilo; com Marcos Dantas;
– O Ano da Fé e os 50 Anos do Concílio Vaticano II, com Gilson.

Estes temas nos cercam a todo o momento, precisamos aprofundar nosso estudo.

Estudar os documentos, a vida e história, além de colaborar para nossa formação integral, dá à juventude a possibilidade de dialogar e partilhar de suas experiências, partindo não somente da sua experiência pessoal de fé, mas também da nossa caminhada enquanto Igreja.

Capacitados, somos fortes e temos credibilidade, vendo nossa história com orgulho, mas nunca esquecendo de olhar para frente e trabalhar, somos convidados a imaginar uma foto, qual a Pastoral que queremos daqui a dez anos?

Momentos como estes fazem com que a PJ consiga celebrar seus 40 anos, e com certeza celebrará seus 80, 100, 150! A vida Pastoral se constrói em comunidade, é um eterno aprendizado! E já dizia Albert Einstein que “A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original”.IMG_8868

Teias da Comunicação PJ Brasilândia

Para abrir o álbum das fotos deste encontro + formação clique aqui

Deixe um comentário