E hoje começa a Semana do/a Estudante 2013!

CARTAZ2013

A Semana do Estudante (SdE) vem marcando a história do Brasil. Os estudantes sempre nos provocam a buscar o saber. O saber que tem como prioridade uma educação de qualidade e que coloca a pessoa humana (jovem) como prioridade da sociedade.
No ano de 2013, a SdE traz como tema: “juventude e educação”. Esse tema é profundamente importante num país que há muitos anos não investe adequadamente em educação, que é a base para o desenvolvimento do jovem e garante uma sociedade capaz de se desenvolver com dignidade. Um país que investe em educação contribui para a construção de uma sociedade igualitária, justa e fraterna.

No Brasil, os jovens têm ido às ruas reivindicar direitos e expressar sua insatisfação com políticas públicas que ainda não saíram do papel. Entre as reivindicações, estão as que destacam a formação integral dos jovens brasileiros.

A educação, nessa perspectiva, vai além da aprendizagem. É obra que deve brotar do coração, pois os governantes devem escutar os destinatários da educação: escutar seus sonhos e dificuldades. Devem também perceber que a educação envolve cultura, lazer, esporte, saúde, moradia. A juventude brasileira esperar essa educação.

Jesus Cristo, em discussão com os doutores da lei (Lc 2,46-47), expressou sua preocupação com o ser humano em sua totalidade. Mostrou ainda que adolescentes e jovens trazem em si uma sabedoria transformadora, que leva os adultos a mudar seus conceitos e convicções.

Desta forma, desejamos que esse material chegue a todos os espaços da cidade e do campo e faça com que educando e educadores avancem na busca de uma formação de qualidade para o bem e o desenvolvimento integral da
juventude brasileira.

(Apresentação do Subsídio 2013 – Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB)

Está disponível para download os materiais para a Semana do/a Estudante 2013 (SdE)!
Somos instigados a entender as diferenças, a entender a realidades, os sucessos e os desafios de cada espaço educacional.
A partir de uma perspectiva de reflexão sobre os aspectos positivos e negativos, somos, então, mais uma vez convidados a nos lançarmos nos diferentes modelos educacionais do nosso País, para, sendo semente, discípulos e missionários de Cristo Jesus, propor mudanças e lutar por elas.
As Pastorais da Juventude do Brasil (PJE, PJR, PJMP e PJ) dão boas vindas aos/às jovens estudantes, e à Semana do Estudante, que ocorre de 05 a 11 de agosto de 2013!
Sucesso e bons encontros!

Fonte: www.pj.org.br/noticias/1676

Clique AQUI para fazer o download do Subsídio

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s