Amanhã (05/09)! Ato Público em Homenagem ao Centenário de Nascimento de Joaquim Câmara Ferreira

As pessoas e entidades abaixo convidam para o Ato Público em Homenagem ao Centenário de Nascimento de Joaquim Câmara Ferreira, no dia 05 de setembro, quinta-feira, a partir das 10h, na rua de mesmo nome, no Jardim Tereza, Região Brasilândia.

Um ônibus sairá da rua Alfredo de Castro próximo ao terminal do Terminal Barra Funda às 9h. Informações: Cloves 99210 7376 • Pe.Geraldo 96058 6945.

Convidamos também, na continuidade das homenagens, para o ato solene que será realizado às 19h, no Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo, na Rua Rêgo Freitas, 530 (República), SP • Telefone: (11) 3217-6299

Roberto Cardieri Câmara Ferreira (filho do homenageado); Rogério Sottili (Secretário Municipal dos Direitos Humanos); Deputado Adriano Diogo (Presidente da Comissão Estadual da Verdade “Rubens Paiva”, da ALESP); Vereador Gilberto Natalini (Presidente da Comissão da Verdade da Câmara Municipal); Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo; Comitê Paulista pela Memória Verdade e Justiça; Forum de Ex-Presos e Perseguidos Políticos do Estado de SP; Grupo Tortura Nunca Mais; Associação Nelson W. Sodré; Pastoral da Juventude da Região Brasilândia; Levante Popular da Juventude; Comissão Nacional Memória Verdade e Justiça da CUT; Amigos, Admiradores e Companheiros de Joaquim Câmara Ferreira.

APOIO: Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania

“Joaquim Câmara Ferreira”

Nascido em São Paulo, em 5 de setembro de 1913, filho de uma família de Jaboticabal, interior do estado de São Paulo. Desde jovem movido pelos ideais de justiça e liberdade, ingressou nas lutas estudantis e na defesa das causas populares, demonstrando uma enorme capacidade de liderança e organização. Entrou no Partido Comunista Brasileiro, com 18 anos de idade, em 1930, quando era estudante de Engenharia na Escola Politécnica de São Paulo. Logo depois se tornaria um dos fundadores do Socorro Vermelho Internacional, entidade cujo objetivo era prestar solidariedade a presos políticos de todo o mundo e, a partir da qual, criaria em seguida a Federação da Juventude Comunista do Brasil. Nesse período, participou da chamada “Batalha da Praça da Sé”, também conhecida como “A Revoada dos Galinhas Verdes”, em 07/10/34, quando militantes antifascistas expulsaram as milícias integralistas que haviam ocupado a praça.
No início de 1940, Câmara Ferreira foi preso e barbaramente torturado pela polícia do Estado Novo.
Como jornalista profissional, Câmara Ferreira foi redator do Jornal Vanguarda Estudantil, tradutor da France Press, editor e diretor das publicações Hoje e Notícias de Hoje, ambos ligados ao PCB.
Na década de 60, rompe com o Partido Comunista Brasileiro e, juntamente, com Carlos Marighella, fundam e dirigem a ALN – Ação Libertadora Nacional, principal organização da esquerda armada em reação ao regime militar. Joaquim Câmara Ferreira, foi o comandante político da ação que sequestrou o embaixador americano em 1969, ocasião em que foram libertados 15 presos políticos. “Toledo”, como era conhecido, entregou sua vida na defesa do povo, especialmente dos mais desprotegidos e marginalizados na sociedade. Foi preso na Avenida Lavandisca, bairro de Indianópolis, na cidade de São Paulo, ás 19 horas, do dia 23/10/1970 e, levado para o sítio “31 de Março”, de propriedade de alguns empresários, utilizado pelo delegado Fleury, como local de torturas e assassinatos, onde, logo depois, morreu sob violenta tortura policial.
Nesta data, tão significativa, queremos expressar a nossa mais profunda homenagem a esse grande brasileiro, com a certeza de que aqueles que criminosamente torturaram e mataram, amanhã, nada mais serão nas páginas esquecidas da História. Enquanto homens como Joaquim Câmara Ferreira, nosso “Comandante Toledo”, e tantos outros como ele, que deram sua vida em defesa de um mundo livre e igualitário, receberão a honra e o agradecimento eternos nos corações de nosso querido povo brasileiro.

ato-joaquim-camara-ferreira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s