PJ Realiza Missão na Periferia da Capital #MJ2014

10006483_314748342040884_1497811807279477735_nNa Região Episcopal Belém, que, como ressaltou a coordenadora da Missão Jovem, Juliana Silva, é a “periferia da periferia”. Participaram mais de 80 jovens de diversas paróquias da Arquidiocese de São Paulo, da Diocese de São Miguel e, este ano, da Pastoral da Juventude Marista (PJM).

Formada por 11 comunidades, a Paróquia está localizada no extremo da zona leste, próximo ao município de Mauá. A maioria das moradias é fruto de ocupação, o que dificulta e serve de desculpa para que serviços e equipamentos públicos sejam negados à população dos bairros onde está a Paróquia.
“O choque de realidade foi muito importante para sairmos de nossas realidades e irmos ao encontro de outras. Ir ao encontro de quem mais necessita”, ressaltou Juliana. Esse “choque de realidade” foi sentido pelos jovens já na chegada à Missão. No bairro, os celulares não dão sinal.

“Aqui os meios de comunicação são escassos e alguns lugares que estes jovens estiveram andando não tinham acesso à internet e celular. Isso já foi um sinal de que tinham que conviver com alguém, mas agora em uma relação interpessoal. Esse choque dessa realidade fez com que olhassem não mais para si, mas para o todo e assumissem a postura de Cristo Jesus, de ir ao encontro do outro, algo que está faltando nas pessoas nos ambientes religiosos e não religiosos”, ressaltou o pároco, Padre Jefferson Mendes de Oliveira.
Para o Sacerdote, foi uma alegria acolher a Pastoral na Paróquia, pois, “dá uma alegria e um vigor. Os jovens, com sua presença, vêm tirando aquele ar de um conservadorismo, de uma Igreja parada, estática e vão assim renovando pelo espírito a dinâmica pastoral”.

1969129_314754632040255_5801007891195379895_nA missão
Divididos em três grupos, os missionários começaram a caminhada pelo bairro, em busca de um diálogo com os moradores, para descobrir as principais dificuldades que enfrentam dia após dia, as necessidades que têm e precisam ser sanadas com mais urgência, os aspectos positivos da região e ser presença de uma “Igreja em saída” no meio da comunidade.
Poucos passos foram necessários para que os jovens se deparassem com uma realidade assustadora; moradores ilhados em suas residências, falta de saneamento básico, carência de postos de saúde e ausência de creches.
Por esses dias, não tem chovido muito em São Paulo, porém, quando isso acontece, muitos moradores, ficam ilhados em suas casas, impossibilitados de chegar até à rua, pois o “barranco” que dá acesso à rua havia desmoronado e estava completamente bloqueado pela lama que escorre por conta da intensidade das chuvas.
Os jovens missionários foram confrontados com os anseios relatados pelos pais, que não têm creches para deixar as crianças que ainda não iniciaram o período de alfabetização escolar, pois não há escolas com esse perfil no bairro. Relatos de idosos, que têm dificuldade de locomoção, mas que, quando precisam de atendimento médico, têm que se dirigir a hospitais distantes, pertencentes a outras subprefeituras, pois no bairro onde vivem há uma Unidade Básica de Saúde (UBS) sem médicos.

Igor Gomes Xavier, 18, da Região Episcopal Brasilândia, ressaltou que certos aspectos do local são muito parecidos com os do bairro onde mora. Participando pela segunda vez da Missão Jovem, Igor afirmou que essa Missão o marcou, pois, diferente dos outros lugares, as pessoas do bairro “têm bastante consciência dos problemas que eles têm aqui. É um problema social mesmo”.

Edcarlos BispoMaíra Brandão
Veja mais fotos no facebook da PJ São Paulo

Fonte: Pastoral da Juventude da Arquidiocese de São Paulo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s