Por em prática o que foi vivido no ENPJ

10468680_1121319821227692_5132383538710664055_nViver a comunidade, ser profetas da esperança, reafirmar a opção pelos grupos de jovens, estas foram algumas das reflexões construídas durante o 11º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude (ENPJ) que aconteceu durante os dias 18 a 25 de Janeiro de 2015 em Manaus. Dentre os 600 delegados (jovens lideranças e assessores), a Arquidiocese de São Paulo também esteve presente com 15 delegados, e lá puderam trocar experiências, e a partir do olhar da Igreja Amazônica trazer na bagagem novas formas de ser e fazer a Pastoral da Juventude (PJ) na realidade da metrópole.

Os 16 jovens delegados da Arquidiocese de São Paulo tirarão pistas de ações para levar o encontro nacional até as bases, como foi reafirmado no encontro, “a base é onde a PJ acontece”, o encontro é o “pé inicial”, mas o retorno para as bases é que fomenta a vida da Pastoral.

O ENPJ tem como característica mística a percepção de que o Reino de Deus perpassa as pequenas coisas da vida, por esta razão todo o encontro foi concebido através de eixos temáticos que contribuem com esta proposta de caminhada e estão dentro do método ver-julgar-agir. São eles: teológico, missionário/social, espiritualidade e arte/cultura.

Durante os dias do encontro, foram realizadas mesas de debate, discussões em grupo e plenária, além de momentos de celebração e oração (como a leitura orante da Bíblia em grupo e a oração do Oficio Divino da Juventude). Outro momento que impactou e contribuiu para o desenvolvimento das reflexões foi a experiência missionária em diversos pontos da Arquidiocese de Manaus, onde os jovens foram convidados a vivenciar as realidades urbana, rural, ribeirinha e indígena daquele local.

Fonte: PJ Arquidiocese de São Paulo

Anúncios

Uma resposta para “Por em prática o que foi vivido no ENPJ

  1. Pingback: Construindo em Conjunto! Está chegando nossa Assembléia 2015! | Pastoral da Juventude Região Brasilândia·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s